Gestão da inovação: entenda como altos executivos impulsionam a criatividade organizacional

A capacidade de inovar tornou-se um atributo fundamental para o sucesso empresarial e, neste contexto, a gestão da inovação emerge como um fator diferencial, e os altos executivos desempenham um papel crucial ao impulsionar a criatividade organizacional. 

Vamos explorar o que é gestão da inovação, os tipos e níveis de inovação, como desenvolver efetivamente esse processo e, finalmente, como os líderes de alto escalão podem ser agentes catalisadores da inovação nas empresas.

Executivas discutindo sobre gestão da inovação.
Gestão da Inovação – Imagem: Freepik

O que é gestão da inovação?

A gestão da inovação é um processo sistemático que visa gerenciar atividades, mecanismos e sistemas para promover e sustentar a inovação em uma organização.

 Desde a concepção até a implementação prática, a gestão da inovação busca criar um ambiente propício para o surgimento e desenvolvimento de ideias transformadoras.

Como é um processo de inovação?

O processo de inovação compreende diferentes tipos e níveis, que devem ser aplicados e/ou considerados de acordo com algumas variáveis importantes: o mercado onde a empresa está inserida; suas perspectivas estratégicas de médio e longo prazos; sua capacidade de desenvolver e implementar as soluções de inovação e sua cultura organizacional.

Na gestão da inovação, destacam-se os tipos disruptivos e os incrementais. Esses processos são fundamentais para a evolução contínua e a renovação do portfólio de produtos, serviços e modelos de negócios.

  1. Inovação disruptiva: Esse tipo de inovação transforma radicalmente um mercado, introduzindo uma solução que revoluciona segmentos inteiros. Por exemplo, os aplicativos de mobilidade, que reinventaram o transporte particular, adaptando-se à era digital.
  2. Inovação incremental: É o tipo de inovação que aprimora produtos, serviços ou processos existentes, otimizando valor e modernizando. Exemplo notável é a constante evolução dos smartphones, aprimorando desempenho e recursos ao longo do tempo.

Níveis de inovação

A gestão da inovação pode se concentrar em áreas específicas ou englobar toda a organização. Podemos destacar a inovação em processos, produtos/serviços, na cadeia produtiva, no modelo de negócios, em novos empreendimentos, em tecnologias e na cultura organizacional, ou até mesmo uma combinação estratégica dessas áreas.

O projeto pode se concentrar em um único aspecto da empresa, como um processo, produto, serviço ou modelo de negócio. Geralmente a inovação em  área única está associada a inovações incrementais, refinando um componente específico.

No entanto, quando a inovação é direcionada a várias áreas, o processo torna-se mais complexo, abrangendo múltiplos setores. 

Em geral, há também a necessidade de equilibrar inovações incrementais, para aprimorar o que já funciona, e inovações disruptivas, para explorar novos projetos e serviços. E a isso chamamos de gestão ambidestra.

Como desenvolver a gestão da inovação?

Em uma empresa global, uma das principais formas de desenvolver uma cultura de inovação é através da capacidade de aprender com erros passados. 

Ou seja, a alta liderança necessita da habilidade de compreender trabalhadores, clientes e o mercado, além de relacionar o conceito de Return on Learning (ROL), medindo o conhecimento adquirido em diversos aspectos.

Outras formas de se desenvolver a gestão da inovação são:

  1. Cultura de inovação: Promoção da criatividade e apoio à geração de ideias de todos os setores. Para isso, a construção e manutenção a longo prazo por meio de ações concretas se fazem necessárias, além do incentivo e reconhecimento das iniciativas inovadoras dos colaboradores.
  2. Estratégia orientada à inovação: Alinhamento da estratégia da empresa com a constante geração de valor por meio da inovação. Estímulo contínuo ao processo de inovação para avançar em direção aos objetivos estratégicos.
  3. Marketing para a inovação: Uso eficaz do marketing para engajamento e comunicação interna. Ou seja, o endomarketing como ferramenta essencial para habilitar a criatividade e estimular a geração de ideias. 
  4. Processos habilitadores da inovação: Processos bem definidos para garantir a implementação eficaz de ideias também são essenciais. Utilização de ferramentas de gestão da inovação para controle das variáveis.
  5. Relacionamento com o ambiente externo: A interação com diferentes perspectivas e agentes externos promove debates, eventos e colaboração com parceiros externos para enriquecer a gestão da inovação.
  6. Recursos financeiros: Da mesma maneira, é importante a mudança de mentalidade para encarar a inovação como investimento, buscando retorno e alocação de recursos para fomentar isso.

Como altos cargos podem impulsionar a inovação na empresa?

A liderança comprometida com a inovação é fundamental. Os líderes não apenas mostram o caminho, mas também desenvolvem pessoas, essenciais para desbloquear o potencial criativo. 

Incentivar colaboradores a pensar e fazer diferente é uma responsabilidade direta dos líderes, sendo um passo estratégico para o crescimento sustentável em um mercado competitivo.

De acordo com estudo da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), o uso de mecanismos para geração interna de conhecimento contribui para um aumento no nível de capacidade para inovação tecnológica. 

Da mesma maneira, parcerias baseadas em pesquisa e desenvolvimento entre empresas, universidades e institutos de pesquisa contribuem para um aumento de 30% no nível de capacidade para inovação.

A gestão da inovação é um componente essencial para o sucesso empresarial nos dias de hoje. Compreender seus tipos e níveis de inovação e como desenvolver efetivamente esse processo são passos cruciais. 

No entanto, o impulso para a inovação nas empresas vem principalmente da liderança de alto escalão. Ao integrar estratégias orientadas à inovação e fomentar uma cultura organizacional propícia à criatividade, os altos executivos impulsionam a inovação e garantir o crescimento contínuo da empresa.

Sua educação executiva com a Trend School

Na Trend School, reconhecemos a importância da gestão da inovação no mundo empresarial. 

Oferecemos programas de educação executiva sob medida, projetados para equipar líderes com as habilidades necessárias para impulsionar a inovação em suas organizações. 

Nossos programas são direcionados a profissionais envolvidos em transações internacionais, com foco em comunicação de alto impacto, storytelling estratégico e líderes inseridos em contextos culturais diversos. 

A Trend School oferece programas como o Custom Executive Program (CEP) e o Business Communication Program (BCP), personalizados para desenvolvimento individual ou em grupo, disponíveis em formatos virtual, presencial e híbrido. 

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